domingo, 16 de outubro de 2016

Pão de Aveia Light Para o World Bread Day 2016!



Olá, queridos leitores! Chegamos à 11ª edição do World Bread Day, evento comandado pela Zorra, do blog Kochtopf. Trata-se de uma celebração, feita no Dia Mundial da Alimentação, que objetiva reconhecer o fato de que temos acesso aos alimentos de que necessitamos (que ainda são negados a muitos seres humanos, infelizmente) e somos muito gratos por isso.
Para participar desse evento eu estive à procura de um pão que tivesse receita simples, ingredientes triviais, mas nutritivos, e fosse fácil de fazer. Encontrei tudo isso nesta receita, publicada pelo site Allrecipes. Depois de provar este pão eu tive que dar razão às 652 pessoas que o aprovaram, lá no site. É que ele fica muito fofo e gostoso. É econômico e pouco calórico, razão de o terem chamado de "Light". Vejam que se trata de uma receita para máquina de fazer pão (MFP), mas eu não o fiz inteiramente nela, como explico abaixo.
Tenho que registrar que a massa deste pão fica meio mole e grudenta, o que exige - se você preferir assá-lo no forno, como eu preferi - um enfarinhamento da superfície de trabalho, para que ela possa ser manipulada. O enfarinhamento da superfície, aliás, não deve ser exagerado. Eu fiz o meu pão assim: Juntei os ingredientes (na ordem em que aparecem na receita) na cuba da máquina de fazer pão, escolhi a função 'amassar' e deixei que a máquina trabalhasse por 50 minutos. Desliguei a máquina e virei a massa sobre uma superfície enfarinhada. Fiz um rolo com a massa e o coloquei numa forma de pão, untada e enfarinhada. Polvilhei um pouquinho de aveia sobre o rolo de massa. Depois meti a forma num saco grande de plástico, fechei bem o saco e deixei que o pão crescesse por cerca de meia hora (a massa dobrou de volume). Então eu levei a forma ao forno (que liguei à temperatura de 175º C). Deixei que o pão assasse por mais ou menos 40 minutos. 

Pão de aveia light (receita para máquina de fazer pão)
receita daqui.

Ingredientes

 
  1 1/4 xícaras de água
  2 colheres de sopa de margarina
  1 colher de chá de sal
  3 xícaras de farinha de trigo
  1/2 xícara de aveia em flocos grossos
  2 colheres de sopa de açúcar mascavo
 1 1/2 colheres de chá fermento seco para pão (usei 2 colheres de chá de fermento)

Preparo


Adicione os ingredientes - na ordem em que aparecem na receita, na cuba da máquina de fazer pão.  Ligue a máquina e selecione o programa básico. Deixe que a máquina trabalhe até que o pão fique pronto (eu não fiz bem assim, veja as minhas instruções no início deste post).



 O pão recém assado - the freshly baked bread

e novamente! este foi o pão número 2!  (and again! this was the bread number 2!)

Recipe in english: 


Light Oat Bread - (recipe for bread machine)

Ingredients

 1 1/4 cups water
 2 tablespoons margarine
 1 teaspoon salt
 3 cups all-purpose flour
 1/2 cup rolled oats
 2 tablespoons brown sugar
 1 1/2 teaspoons active dry yeast

Directions

Add ingredients to bread machine pan in order recommended by your manufacturer. Use regular light setting.

*************************************** 

É isso aí, até o próximo post!







16 comentários:

Patricia Merella disse...

Querida Marly,fico tentada pois ando de reeducação alimentar e graças a Deus está a funcionar,mas te confesso que n tenho mãos para pão.Ainda bem que por cá a oferta é ampla e eu tenho pão fresquinho,ligth ao lado de casa.Como sempre caprichosa,um bom Domingo para vocês ,beijinhos

Gina disse...

Marly,
Ultimamente só faço meus pães assim, começo pelo processo na máquina, mas finalizo no forno. A apresentação fica muito melhor.
Com seus ajustes, tenho certeza que ficou ótimo.
Já vai para minha lista!
Beijos e bom domingo!

Milia disse...

Hola mi querida Marly, que maravilloso desayuno se intuye en esa bandeja, y con un pan delicioso y sencillo, además light!
A mi me gustan mucho los panes de avena, y el tuyo tiene un aspecto maravilloso. Está bien eso de usar la panificadora a medias... yo a veces también lo hago, prefiero la cocción en el horno tradicional, controlo mejor el punto de cocción que a mi me gusta.
Un beso grande amiga y que pases una feliz semana!

angela disse...

ficou lindo, eu adoro pão com aveia. beijos

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Hummm ficou com bom aspecto esse pão de forma de aveia.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/wbd-2016-fogaca-da-feira.html

São Ribeiro disse...

Também faço o meu pão assim , a maquina amassa eu moldo e forno coze.
Esse ficou lindo e parece ter ficado muito macio.
Pão perfeito para o pequeno almoço

Rachel disse...

Que lindeza de pão amiga... bem do jeito que gosto, light para poder comer sem culpa...rsrsrs.
Parabéns pela bela participação!!!
Bjuss!!!

Pedrita disse...

adorei a bandeja. o pão parece uma delícia. eu ia em uma loja q tinha pães artesanais e gostava muito. beijos, pedrita

Prata da casa disse...

Querida Marly: adoro pão e não lhe resisto, eheh. Este , com aveia, vai já para a minha lista a experimentar o quanto antes. Ficou lindo, super fofo e deve ser uma delícia!
Bjn
Márcia

Anajá Schmitz disse...

Olá,
este pão está divino, adorei. Super saudável.
Bjos
Tenha uma ótima semana.

www.sosimplesassim.com.br disse...

Que delícia de pão, Marly e com aveia ainda fica mais saudável!
Bj,
Lylia

Simone Felic disse...

É uma ótima proposta, e o pão adorei.
Bjs e boa semana.


http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Maria Célia disse...

Oi Marly
Obrigada pela visita e comentário deixado no bloguinho.
Seu pão ficou com uma cara maravilhosa e apetitosa, sou apaixonada por pães, sem falar na sua bandeja, linda e estilosa.
Beijo.

Sonica disse...

Ótima receita, thanks!

Ana Maria Braga disse...

Que lindeza de pão!!
Com a fome que estou aqui, me fez salivar.
Bem do jeito que gosto, light para poder comer sem muita culpa.
Bjs

zorra disse...

The perfect breakfast loaf! Obrigado por participar no World Bread Day 2016!

Pin It button on image hover